JM em FormAção


Objetivo Geral:
Fazer que os jovens engajados nos grupos da Juventude Missionária animada pelas POM, tenham um processo continuado de formação missionária e de intercâmbio missionário.

Objetivos Específicos:

- Despertar nos jovens e assessores a necessidade de um comprometimento missionário a partir da Doutrina Social da Igreja tornando-os verdadeiros Discípulos-Missionários de Jesus.
- Formar os jovens e assessores da JM através dos encontros estaduais ou regionais nas perspectivas da Missão Universal na Bíblia e no Magistério da Igreja.
- Fazer intercâmbios missionários entre os jovens participantes dos grupos de JM em um processo que inicia desde a base até além-fronteiras.

Proposta de Formar

“Favorecer a educação, especialmente dos jovens, na justiça, através da informação e do conhecimento da Doutrina Social da Igreja, para os encorajar à ajudar e realizar uma sensibilização missionária que os leve à oferta de si mesmo a missão(RM, 80,83): com este fim, a Obra dispõe para eles a juventude missionária”. (Conf. Estatuto das OMP Cap. 2 Art. 6 e).
Queridos Coordenadores e Assessores estaduais da JM, como sabemos a cada ano se propõem realizar em cada Estado um Encontro Estadual ou Regional com o assessor das POM.
Visando uma formação continuada aos nossos grupos de juventude missionária o secretariado nacional da Propagação da Fé vem propor a JM do Brasil que nestes encontros estaduais ou regionais sejam seguidos os seguintes temas:
1º Encontro (Nível 1) – Implantação – Juventude Missionária, Sempre Solidária!
2º Encontro (Nível 2) – A missão à Luz da Palavra de Deus.
3º Encontro (Nível 3) – A missão à Luz do Magistério da Igreja.
4º Encontro (Nível 4) – A missão da Igreja e a Doutrina Social.
5º Encontro (Nível 5) – A missão Ad Gentes e o Protagonismo Juvenil.
Assim em cinco anos ofereceríamos aos nossos jovens uma boa formação missionária, além do trabalho de base (os grupos que se reúnem semanalmente utilizando a metodologia das quatro áreas integradas) capacitando-os para o assessoramento de grupos futuros da JM e até mesmo auxiliando nas missões além-fronteira e ad gentes que poderão estar participando, não excluindo uma formação específica para os que irão em missão Ad Gentes.
Foi pensado desta forma pela necessidade de dar a juventude missionária a seu diferencial, o seu carisma e sua metodologia, a sua cara, uma vez que estamos em fase de implantação no Brasil se não tivermos algo direcionado corremos o risco com o aumento dos grupos de perdemos a identidade e se tornar qualquer tipo de grupo menos juventude missionária proposta pelas POM.
Assim é requisito indispensável à participação dos encontros anteriores para participar dos encontros seguintes. Somente o jovem, ou assessor que já participou do encontro de 1º nível poderá participar do encontro de 2º nível no ano seguinte, somente quem participou do 1º e do 2º pode participar do 3º nível, e assim por diante.
Desta formas os jovens e assessores passariam pela formação de cinco anos.
Ficará a cargo da coordenação estadual a difusão do 1º nível – implantação, no Estado que já teve implantação.

Proposta de Ação

“Incrementar entre as Igrejas particulares a ajuda, quer espiritual, quer material, com especial atenção ao intercâmbio do pessoal apostólico com vista à evangelização de todo mundo”. (Conf. Estatuto das OMP Cap. 2 Art. 6, c).

È um desejo latente da juventude missionária que tenhamos jovens enviados a fazer experiências missionárias Além - Fronteiras suscitando nos jovens vocações missionárias Ad Vitam ou mesmo experiências missionárias temporárias.
Assim a POPF entende que não se pode enviar de qualquer forma um jovem para um intercâmbio, precisando ter alguma base missionária. Nesta perspectiva queremos oferecer à nossa juventude missionária experiências gradativas para aqueles que chegarem a fazer um intercâmbio além – fronteiras tenha um mínimo de experiência missionária.
Desta forma pensamos nos seguintes níveis de intercâmbios:

Intercâmbio Paroquial
Uma vez por ano os membros dos grupos de JM da paróquia irão se preparar e fazer uma missão jovem em um determinado lugar da paróquia, contemplando os lugares mais difíceis ou sofredores, podendo se estender a toda a paróquia, desde que tenha jovens suficientes.
Pode-se também, segundo a organização, fazer esta missão em conjunto com outros organismos desde que não se reduza em “Missões Ad Intra” tenha sempre em mente a universalidade da missão. Deve-se contemplar mínimo de 3 dias de missões.


Intercâmbio Diocesano
Uma vez por ano, alguns membros que participaram da Missão Jovem Paroquial da JM irão se preparar e fazer uma “Missão Jovem Diocesana da JM” em uma determinada paróquia da diocese, sendo critério de escolha da paróquia aquela que tiver uma maior necessidade em relação às demais, e também tendo a aceitação do responsável paroquial.
Pode-se também, segundo a organização, fazer esta missão em conjunto com outros organismos desde que não se reduza em “Missões Ad Intra” tenha sempre em mente a universalidade da missão. Deve-se contemplar mínimo de 5 dias de missões.

Intercâmbio Estadual ou Regional ou Provincial
Uma vez por ano, alguns membros que participaram da Missão Jovem Diocesana da JM irão se preparar e fazer uma “Missão Jovem Estadual ou Regional ou Provincial da JM” em uma determinada paróquia do Estado ou Regional ou Província, sendo critério de escolha desta paróquia aquela que tiver uma maior necessidade em relação as demais, e também tendo a aceitação do responsável paroquial.
Pode-se também, segundo a organização, fazer esta missão em conjunto com outros organismos desde que não se reduza em “Missões Ad Intra” tenha sempre em mente a universalidade da missão. Deve-se contemplar mínimo de 7 dias de missões.

Intercâmbio Nacional
Uma vez por ano, alguns membros que participaram da Missão Jovem do Estado ou Regional ou Província da JM irão se preparar e fazer uma “Missão Jovem Nacional da JM” em uma determinada paróquia do Brasil, sendo critério de escolha desta paróquia aquela que tiver uma maior necessidade em relação as demais, e também tendo a aceitação do responsável paroquial. Esta será indicada pelas POM.
Pode-se também, segundo a organização, fazer esta missão em conjunto com outros organismos desde que não se reduza em “Missões Ad Intra” tenha sempre em mente a universalidade da missão.Deve contemplar mínimo de 15 dias de missões.

Intercâmbio Além - Fronteira
Uma vez por ano, alguns membros que participaram da Missão Jovem Nacional da JM irão se preparar e fazer uma “Missão Jovem Além - Fronteira” em um determinado país de língua portuguesa ou espanhola a princípio, sendo que o critério de escolha do país ficará a cargo das POM .
Para esta missão os jovens serão escolhidos por uma comissão das POM. E Um dos primeiros requisitos é que tenha passado por todo o processo formativo da primeira a última etapa. Outros requisitos necessários serão elaborados pela comissão.
Deve contemplar mínimo de 30 dias de missões além - fronteira


Proposta de Formar + Ação = Projeto: JM em FORMAÇÃO

Vendo a realidade da proposta da JM a partir das diretrizes da POPF que contempla:
A Obra da Propagação da Fé tem como objetivo formar uma consciência católica nos fiéis, capaz de conjugar uma docilidade plena ao Espírito, com a ação apostólica aberta à mundialidade. Concorre também para a preparação de animadores missionários específicos, que atuem nas Igrejas particulares para uma participação mais adequada delas na missão universal. Está particularmente atenta à formação missionária dos jovens e à dimensão missionária da família.(Cap. I, nº 13 do Estatuto das Obras Missionárias Pontifícias).
Assim este projeto JM em FORMAÇÃO quer ser um meio pelo qual se vai fixando uma identidade própria a juventude missionária que relativamente ainda é criança no Brasil, apenas 06 anos.
Querendo conciliar a formação básica nos grupos com uma experiência prática da missão através dos intercâmbios se quer que os jovens façam uma formação gradativa e participativa.
Tanto nas etapas da formação quanto nos intercâmbios deve-se iniciar de baixo para cima, metodologia escolhida para que não tenhamos jovens queimando etapas ou jovens oportunistas já querendo ir para missão além – fronteiras sem ter passado pela base.
Assim a união das duas propostas nasceu este projeto, que quer fazer que as duas propostas caminhem ao mesmo passo.
Para participar de um intercâmbio os jovens deve ter participado dos anteriores, levando em conta as formações niveladas para que possam caminharem juntos.
Assim temos:

1º Encontro (Nível 1) – Implantação
Juventude Missionária, Sempre Solidária! .......................................................- Intercâmbio Paroquial
2º Encontro (Nível 2) – A missão à Luz da Palavra de Deus...........................- Intercâmbio Diocesano
3º Encontro (Nível 3) – A missão à Luz
do Magistério da Igreja................................................- Intercâmbio Estadual, Regional ou Provincial
4º Encontro (Nível 4) – A missão da Igreja e a Doutrina Social........................- Intercâmbio Nacional
5º Encontro (Nível 5) – A missão Ad Gentes e o Protagonismo Juvenil- Intercâmbio Além– Fronteira

Portanto, que este projeto missionário possa oportunizar não só uma consciência missionária, mas também uma prática missionária, tanto local como Ad Gentes.


Pe. Marcelo Gualberto Monteiro
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e
Juventude Missionária
POM – Brasil

Download em PDF: http://ul.to/jd3ymnue

Nenhum comentário:

Postar um comentário